Quiche de aspargos

 Hoje tradicionalmente um prato da culinária francesa, a quiche na verdade tem sua origem na Alemanha, já no reino medieval. Na França, a original batizada de Lorraine, que era acrescida de bacon, nasceu no século XVI.
Atualmente também leva queijos e outros recheios combinados com o creme base.
Você pode variar com o recheio de sua preferência. Experimente com alho poró puro ou com peito de perú defumado. Champignons também fica ótimo.
Hoje a receita que fiz leva o recheio de aspargos.


Ingredientes:

para a massa:
200g de margarina sem sal (gelada)
250g de farinha de trigo peneirada (= 3 xícaras)
3 colheres de sopa de água
1 pitada de sal

Recheio:
200 g de aspargos em conserva ou cozidos, picados
4 ovos inteiros batidos
1 copo de iogurte natural
1 lata ou caixinha de creme de leite sem soro
2 colheres de sopa de parmesão ralado
sal, orégano e pimenta do reino a gosto.
1 colher de parmesão para cobertura

Modo de preparo:

Numa tigela, misture os ingredientes para a massa, comece misturando com um garfo para amassar a margarina com a farinha e a água. Então use as mãos, amassando bem, ela desgrudará e ficará bem macia, e este é o ponto, não caia na tentação de desgrudar a massa das mãos usando mais farinha. A massa é amanteigada, como empadinha. Coloque-a numa forma de aro removível, (23 cm) não precisa untar, deixando a lateral com cerca de 4 a 5 cm. Fure com um garfo para não estufar, e leve ao forno 180º por 10 minutos, sem o recheio.


Retire do forno (sem o desligar) e coloque o aspargo picado. Por cima, coloque os ovos batidos com os demais ingredientes líquidos , os temperos e o queijo parmesão. Salpique o parmesão restante por cima. Leve novamente ao forno até dourar.  Espere uns 10 minutos para desenformar. Pode servir quente ou fria.




Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 08 a 10 porções

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...