Talharim ao pesto

Pesto é um molho frio, um símbolo de Génova, na Itália, e é um dos molhos mais conhecidos e difundidos no mundo. Tradicionalmente é preparado em um almofariz de mármore com um pilão de madeira. E muita paciência.
Já nos tempos modernos precisamos de rapidez, então usamos o liquidificador ou processador, e claro, um toque pessoal.



Ingredientes:

da receita original:

2 dentes de alho
50 g de folhas de manjericão in natura
sal grosso
1 colher de pinhões (15 g)
6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (70g)
100ml de azeite de oliva virgem

Coloque o alho no almofariz e com uma pitada de sal grosso, amasse-os com o pilão até virar um creme. Coloque aos poucos folhas de manjericão, com mais uma pitadinha de sal grosso vá amassando em circulos. Depois de terminadas as folhas, você acrescenta os pinhões e continua amassando. Então você acrescenta o queijo e o de azeite e continua o processo, até formar um creme.

Agora se não tiver esse tempo e paciência, vamos a receita facilitada:

02 e 1/2 colheres de sopa de manjericão desidratado
01 colher de chá de alho desidratado
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
01 colher de sopa de castanhas picadas/ou nozes/ou pinhões
50 g de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
1/3 de xícara de chá de água quente



Modo de preparo:
Esquente a água, coloque num recipiente o manjericão, alho, sal e pimenta, e junte a água quente, cubra a mistura com azeite e deixe por cerca de 20 minutos para hidratar. Após isto, coloque o conteúdo num liquidificador ou processador, acrescente as castanhas/nozes ou pinhões, o queijo parmesão ralado e processe, colocando um pouco mais de azeite, até obter uma pasta cremosa.
Cozinhe a massa de sua preferência, e quando pronta, coloque em uma tigela e misture o molho. No preparo da receita da foto, utilizei o pesto da receita com os desidratados com castanhas de cajú, o talharim de espinafre (300g) e juntei mussarela fatiadinha.

Dica: você pode guardar o molho pesto por 2 ou 3 dias na geladeira, cobrindo-o com azeite, num recipiente hermético ou também congelá-lo e depois para utilizar, deixe descongelar em temperatura ambiente.

Tempo de preparo: 30 minutos (com os desidratados)
Rendimento: para os 300g de talharim, 04 porções.


0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...