Bolo de Rolo

www.nostromenu.blogspot.com
Essa delícia de bolo da cozinha pernambucana, não é muito complicado e nem demorado fazer.
Aqui na foto usei meia receita, o que não dá o formato tradicional, que é o dobro da largura. Este ficou na largura de um rocambole tradicional, mas bolo de rolo não é igual rocambole,  no de rolo é muito fininha a massa, e vou ensinar como fazê-la. A receita a seguir deve dar cerca de 4 bolos (em formas de 30 x 40cm), use inteira se quiser fazer no tamanho correto, a largura será o dobro dessa da foto.

Ingredientes:
200 g de margarina
200 g de açúcar
6 gemas
6 claras em neve
200 g de farinha de trigo
Açúcar para polvilhar

500g de goiabada
1/2 xícara de água

Modo de preparo:
Numa panela, pique a goiabada e acrescente a água, deixe ferver, mexendo de vez em quando, até ficar em ponto de geléia. Reserve.

Forre uma forma 30 x 40 cm com papel manteiga. A receita dá para 4 bolos, você não precisa das 4 formas, pode assá-lo individualmente, pois ele assa em 5 minutos.
Numa batedeira, bata as claras em neve firme e reserve. Então, separadamente, bata a margarina com o açúcar até formar um creme claro. Acrescente as gemas, continue batendo e depois acrescente a farinha. Por último acrescente as claras em neve. O resultado da massa não será líquido, deve ficar bem consistente.
Então coloque a massa aos poucos na forma, sobre o papel manteiga, espalhando com uma colher, bem fina, nem 1/2 cm, apenas para cobrir o papel mesmo, uniformemente.

Leve ao forno pré aquecido 200º por 5 minutos. Não deixe dourar. Retire o papel com a massa, coloque sobre uma superfície onde irá montar, para esfriar, e repita o processo com todos os bolos.
Sobre a primeira massa, espalhe com uma colher a geléia de goiabada. A camada deve ser bem fina mesmo, apenas para tingir a massa. Com o auxílio do papel, enrole como rocambole, apertando um pouco cada vez que enrolar. Sobre a próxima massa, coloque igualmente a geléia. Então coloque o primeiro bolo enrolado no início deste, e enrole o inferior sobre este. Proceda assim até usar todos os bolos. Polvilhe açúcar antes de cortar e servir.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: cerca de 12 fatias



0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...