Torta-pavê de doce de leite


Esta é uma daquelas sobremesas pra agradar gregos e troianos. Criei sobre a receita da torta holandesa, uma das minhas favoritas, que estará em outro post.
Você vai precisar de uma forma de aro removível com  23cm, a torta possui 4 camadas, sendo duas de creme de baunilha, uma de doce de leite e uma de chantilly para a cobertura.



Ingredientes:

2 pacotes de bolacha maizena.
1 copo de leite comum
rum ou licor amaretto
400 ml de doce de leite
1 xícara de açúcar
1 caixinha de creme de leite chantilly pronto pra bater (deve estar gelado) ou 300 ml creme de leite fresco
essência de baunilha
1 lata ou caixinha de creme de leite sem soro
200 g de margarina
100 g de xerem de castanhas ou amendoim

Modo de Preparo:

Creme de Baunilha:
Em uma batedeira, coloque a margarina com a xícara de açúcar e bata até ficar um creme claro. Junte o creme de leite sem soro, 3 a 4 gotas da essência de baunilha e bata novamente. Reserve.

Chantilly:
Tanto o chantilly pronto como o creme de leite fresco, devem estar gelados. No caso de usar o de caixinha, não acrescente açúcar, pois já vem adoçado. Se usar o creme de leite fresco, junte a ele uma colher de sopa de açúcar. Bata na batedeira em velocidade máxima até dar o ponto de chantilly.

Num prato fundo, coloque o leite comum. Acrescente 3 colheres de sopa do rum ou 04 colheres do licor. Umedeça as bolachas, deixando-as cerca de 30 segundos no leite. Para isso, coloque no máximo 4, para não amolecer demais. Vá retirando com um garfo, e já  dispondo-as  no fundo da forma.
Sobre esta camada de bolacha, coloque metade do creme de baunilha. Então coloque sobre o creme, outra camada de bolachas umedecidas. Agora coloque o doce de leite. Outra camada de bolacha, e outra camada com o creme de baunilha restante. Outra de bolacha e a cobertura de chantilly. Salpique o xerem por cima e leve para gelar. Desenforme o aro e sirva quando estiver bem gelada. O fundo da forma ficará com a torta. Somente retire a torta do fundo se congelá-la antes ou forrar a forma com papel alumínio ou filme, pois do contrário, quebrará.

Tempo de preparo: 40 minutos + 4 horas de geladeira
Rendimento: 8 a 10 porções


2 comentários :

Marineide Dan Ribeiro disse...

Delícias!!!
Parabéns pelo seu novo blog...Virei muito aqui, com certeza!
Desculpe mas não consigo te seguir...Estou com problema no meu PC e toda vez que tento da Erro 404...

Vânia Santana disse...

Obrigada Marcia pela visita e pela força! Se fizer alguma receitinha daqui me diga como ficou ;) bjs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...