Bolo de goma - cozinha nordestina




Receita típica da cozinha nordestina, o bolo de goma é tradição na mesa do café no Piauí. Quentinho, com manteiga e café, tem textura e sabor de pão de queijo. Fica ótimo mesmo no dia seguinte. A receita é super fácil e rápida, e você pode escolher a farinha de goma que irá usar. Já fiz com tapioca e com polvilho. A diferença é que com polvilho fica mais macio e a casquinha mais crocante (foto).




Ingredientes:

1 xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de óleo
4 ovos
3 xícaras de chá de polvilho doce (ou fécula de mandioca/tapioca)
1 pacote de 100g de queijo parmesão ralado
sal (use com moderação já que o queijo é salgado. Eu coloco uma pitada apenas)

Modo de Preparo:

Bata todos ingredientes no liquidificador, de 5 a 8 minutos. Unte levemente uma forma de buraco com óleo, ou use uma anti-aderente. Despeje a massa e leve ao forno médio (pré-aqueça enquanto bate a massa) por 30 a 40 minutos.
Sirva quente, esqueça as calorias nesse momento e experimente com manteiga derretendo em cima. Acompanhe com café fresquinho e bom apetite!

Tempo de preparo: 40 a 50 minutos

7 comentários :

Anônimo disse...

esse boloé muito gostoso.

Unknown disse...

E muito gosto huum saudades do meu piaui😊😊😊

Unknown disse...

E muito gosto huum saudades do meu piaui😊😊😊

Jânia Maria disse...

Uma delicia, tenho que comer, quando vou na casa de minha irmã, que mora em Fortaleza.

Jânia Maria disse...

Sou uma Parnaibana,estado do Piauí, mas moro em Sao Paulo gosto muito deste bolo de goma, quando vou pra la me delicio,destagostosura, hummm

Unknown disse...

Não faltou fermento?

Unknown disse...

É mesmo

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...