Filé de frango ao molho gorgonzola

Este prato acompanha muito bem arroz branco ou alguns risotos.
Você também pode substituir o frango por carne vermelha, que pode ser contra-filé ou filet mignon. E não precisa também ser cortada em filézinhos, pode ser em forma de bife. Qualquer uma que use, faça grelhada, apenas com um fio de azeite. Se fizer em bife apenas jogue o molho por cima para servir, como na foto abaixo.


Ingredientes:

500 g de filé de frango, em tirinhas, cubos ou formato de bife, temperado com:
1 colher de chá de estragão *
1/2 colher rasa de sopa de sal (dica: para cada kilo de carne que você for temperar, use uma colher de sopa rasa de sal, dificilmente errará o ponto do sal usando esta dica)
1 colher de sopa de alho bem picadinho
1 colher de sobremesa de azeite
1 colher de café de colorífico
Grelhe os filés em uma frigideira anti aderente com um fio de azeite, deixando-os bem douradinhos no caso de usar o frango. Se tiver a técnica de flambar**, utilize-a. Reserve e mantenha aquecido cobrindo com papel alumínio, por exemplo, enquanto prepara o molho.

Molho de gorgonzola:
1 colher de sopa bem cheia de margarina
2 colheres sopa de gorgonzola picado
1/2 xícara de cebola bem picadinha
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
1 copo de leite comum
100 g de champignons fatiados (opcional)

Modo de preparo:

Leve uma panela ao fogo baixo, coloque a margarina e a cebola, frite para dourar um pouco. Junte a farinha de trigo e misture bem. Acrescente o leite e mexa. Agora junte o gorgonzola e o champignon sempre mexendo, até o gorgonzola derreter completamente e o molho engrossar um pouco. Desligue o fogo, coloque-o sobre o filé já grelhado e mantido aquecido, e sirva.

Tempo de preparo: 20 a 30 minutos
Rendimento: 4 a 6 porções.


* O estragão é um tempero que não pode faltar em uma cozinha.
Excelente pra dar um toque de requinte e diferencial em tempero de frango e peixes. Muito usado e apreciado na culinária francesa.
** Para flambar o filé você precisará usar conhaque no final da fritura, eu uso 1/4 de um copo, jogo na frigideira inclino levemente para o conhaque chegar na borda, sobre a chama do fogão, com cuidado para não derramar, e o fogo acender dentro da frigideira. Se tiver dúvida neste procedimento, não faça. Acenda um fósforo e jogue dentro da frigideira após colocar o conhaque, e mantenha sempre o rosto a uma distância segura. A chama extingue assim que o álcool do conhaque evaporar com ela. Depois retire o palito. Só use isso com segurança ao fazer e nunca próximo a algo que propague chamas.



2 comentários :

Unknown disse...

Oi Vânia... adorei esta receita e pretendo fazer, pois parece deliciosa.
Detalhe: Acho q vc esqueceu de acrescentar o gorgonzola no molho...rs rs

Vânia Santana disse...

Obrigada Lu Ribeiro, foi uma distração mesmo... já corrigi. Bjss

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...