Quiche de tomatinho e gorgonzola

Esse é um dos pratos que quando faço, recebo os melhores elogios. E é um coringa pra ter em seu freezer, e servir quando receber uma visita inesperada por exemplo. Ou em reuniões, festas, jantares, almoços, fria ou quente, a quiche é sempre bem vinda e faz sucesso. Já vendi quiches congeladas, com 6 sabores diferentes. Esta foi a recordista de venda e me pedem até hoje. Experimente!




Ingredientes:

para a massa:
200g de margarina sem sal (gelada)
250g de farinha de trigo peneirada (= 3 xícaras)
3 colheres de sopa de água
1 pitada de sal

Recheio:
300 g de queijo gorgonzola
10 a 12 tomatinhos cereja cortados ao meio
4 ovos inteiros batidos
1 copo de iogurte natural
1 lata ou caixinha de creme de leite sem soro
3 colheres de sopa de parmesão ralado
sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Numa tigela, misture os ingredientes para a massa, comece misturando com um garfo para amassar a margarina com a farinha e a água. Então use as mãos, amassando bem, ela desgrudará e ficará bem macia, e este é o ponto, não caia na tentação de desgrudar a massa das mãos usando mais farinha. A massa é amanteigada, como empadinha. Coloque-a numa forma de aro removível, (23 cm) não precisa untar, deixando a lateral com cerca de 4 a 5 cm. Fure com um garfo para não estufar, e leve ao forno 180º por 10 minutos, sem o recheio. Retire do forno e coloque o gorgonzola e o tomatinho. Por cima, coloque os ovos batidos com os demais ingredientes líquidos e por cima disso o parmesão. Leve novamente ao forno até dourar.  Espere uns 10 minutos para desenformar. Pode servir quente ou fria.

Se for congelar, ao desenformar já leve à geladeira ainda quente, por uns 10 minutos, depois embale em papel filme ou em caixa própria e congele imediatamente. Para servir quando congelada, basta colocá-la no forno diretamente do freezer, não use o micro-ondas ou perderá a textura da massa.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 8 a 10 porções





1 comentários :

Rose disse...

Próxima receita do blog que farei para a família.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...