Paella

Paella, embora conhecida como um prato da culinária espanhola, originária de Valência, na verdade é o nome da panela que os camponeses usavam para fazer o alimento. É uma frigideira rasa e grande, com duas alças. Era um prato popular, e eles misturavam também carnes de caça e por isso ficou conhecido como Paella valenciana.
No Brasil, é comum usarmos frutos do mar, e assim foi feita esta receita.


Ingredientes:

01 dúzia de mexilhões limpos
06 colheres de sopa de azeite
01 cebola grande picada
04 dentes de alho amassados
04 tomates sem pele e sem sementes, cortados em 8
1/2 litro de caldo de galinha morno
250g de camarões médios limpos e descascados
1/2 xícara de ervilhas
01 pimentão vermelho em tiras
300g de lula em anéis
200g de arroz branco
01 colher de café de açafrão
02 colheres de sopa de coentro picado
sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o açafrão no caldo de galinha e deixe ganhar cor. Se não tiver a frigideira própria, use uma panela grande (foi o que fiz). Na panela, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente a lula e refogue por 5 minutos. Junte o arroz e refogue mais um minuto. Tempere com sal e pimenta, adicione o caldo de galinha e deixe cozinhar mais 15 minutos em fogo brando. Misture a ervilha, o tomate e os mexilhões e cozinhe até os mexilhões ficarem macios. Junte os camarões e o coentro e cozinhe por mais uns 3 minutos ou até que eles estejam cozidos. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e refogue ligeiramente as tiras dos pimentões.
Coloque a paella num refratário e enfeite com os pimentões e salpique coentro por cima. Eu enfeito com camarões com casca também, fritos no azeite, e dispensei o coentro polvilhado.
Dica: você pode substituir a lula por frango em cubos e usar também mexilhões com casca para enfeitar a paella (ferva os mexilhões à parte em água, até abrir, os que não abrirem você descarta)

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 04 porções


0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...