Medalhões de frango ao molho madeira



Pra quem achava que o molho madeira só acompanha bem carnes vermelhas, vai se surpreender com esta combinação com frango também. Aqui nesta receita, foi servido numa 'cama' de purê de batatas. Veja como fazer:




Ingredientes: 

Para os medalhões:
500 g de peito de frango, cortado em cubos com 4 ou 5cm
Bacon fatiado
alho, sal, pimenta do reino e azeite

Para o molho:
2 colheres de sopa de manteiga
80 g de farinha de trigo (2 colheres de sopa)
1/2 copo (80 ml) de vinho madeira, ou conhaque, ou vinho Izidro (próprio p/ culinária)
2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1 1/2 copos de água
2 colheres de sopa de molho inglês
champignon fatiado (opcional)

Para o purê de batatas:
3 batatas grandes, descascadas e bem cozidas
1/2 copo de leite comum
2 colheres de margarina
sal a gosto
1/2 colher de café de noz moscada ralada (ou em pó)

Modo de preparo:

Leve para cozinhar as batatas em panela com água,  já descascadas e cortadas, sem acrescentar sal. Enquanto isso, corte o peito de frango em cubinhos, e tempere a gosto. Enrole o bacon fatiado no filé de frango, feche com auxilio de palito de dente, coloque numa assadeira e leve ao forno 200º para assar, até dourar. Não é necessário cobrir com alumínio. Enquanto isso prepare o molho:
Aqueça a água e dissolva os tabletes de caldo de carne. Em uma panela levada ao fogo médio, derreta a manteiga, acrescente a farinha, mexa para dissolvê-la, acrescente o caldo de carne, o vinho, o molho inglês e deixe ferver e reduzir até engrossar, mexendo se necessário. Acrescente o champignon e reserve.
Quando bem macias, retire as batatas do fogo, e escorra a água. Então, amasse bem as batatas, leve outra panela ao fogo baixo, coloque a batata amassada, a margarina, o leite e mexa sem parar. Acrescente o sal e a noz moscada, misture e desligue o fogo.
Num refratário, coloque o purê de batatas, nas laterais deixando o centro para colocar os medalhões já assados. Em seguida, acrescente o molho por cima dos medalhões e sirva. Acompanha arroz branco.

Tempo de preparo: 40 a 50 minutos
Rendimento: 4 a 6 porções

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...