Risoto de funghi

Este não é um prato tão rápido no preparo como a maioria aqui no blog, que ficam prontos em 30 minutos. Apenas porque você vai precisar deste tempo pra deixar o cogumelo de molho. De resto, em 20 minutos estará pronto.
E marque este tempo quando começar a prepará-lo, dele dependerá o resultado exato do risoto ficar no ponto.


Ingredientes:

500 g de arroz arborio
200 g de funghi ( shitake)
200 g de filé de frango (ou carne) temperado à gosto (opcional)
2 colheres de manteiga sem sal
2 tabletes de caldo de carne (ou de galinha, se preferir)
1/2 cebola picadinha
1/2 copo de vinho branco seco
300ml de água fervente, para o molho do cogumelo
1 litro de água para o caldo do risoto
queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Lave e descarte os cabos dos cogumelos, corte-os em fatias. Ferva a água, desligue e coloque os cogumelos de molho para hidratá-los por 30 minutos. Após este tempo, não descarte a água. Retire os cogumelos e escorra-os. Coloque nesta água 2 tabletes do caldo de carne. Acrescente mais um litro de água, e leve ao fogo novamente, para ferver, e deixe fervendo enquanto faz o risoto.
Enquanto isso, grelhe numa frigideira os filés de frango, até dourá-los. Reserve.

Agora vamos fazer o risoto. Lave o arroz. Numa panela em fogo baixo, coloque a manteiga e a cebola, apenas para murchá-las, sem dourar. Feito isso, olhe o relógio, marque a hora, os próximos passos terão que acontecer em 20 minutos. Coloque os cogumelos fatiados, os filés fritos e o arroz. Coloque o vinho e mexa. Você não vai deixar de mexer, até ele ficar pronto. Agora coloque um pouco do caldo que já está fervendo na outra panela. Use uma concha para facilitar isso. O risoto vai secando, e pedindo mais caldo, e você irá colocando sempre aos poucos e mexendo. Repita este processo, até dar o tempo recomendado, o resultado é ele bem molhado, com aspecto de 'papa' mesmo. Se seguir a quantidade e o tempo vai ficar certinho. Adicione o parmesão e sirva.

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 4 a 6 porções


0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...