Bolo de maçã, castanhas do pará e passas

nostromenu.blogspot.com


Ingredientes:

3 ovos
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo de soja
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
2 maçãs descascadas e picadas
1/4 de xícara de uvas passas pretas sem semente
1/4 de xícara de uvas passas brancas sem semente
1/2 xícara de castanhas do pará picadas grosseiramente

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno em 200º. Bata em batedeira os ovos com o açúcar por pelo menos 5 minutos. Acrescente o óleo, a canela em pó, e a farinha aos poucos e por último o fermento. Desligue. Misture na tigela as frutas picadas, e coloque a mistura em forma untada ou anti-aderente. Diminua o forno para 180º e leve o bolo para assar, na parte inferior do forno. Quando começar a dourar, está cozido, então suba-o  para a parte superior até que esteja bem douradinho. 
nostromenu.blogspot.comSe quiser, decore com açúcar e canela. Fica bom quente ou frio.




Fogazza

nostromenu.blogspot.com

Ingredientes:
10 g de fermento biológico seco
3/4 de xícara de água morna
1/2 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de azeite
1 ovo
1 colher de café de sal
2 batatas médias cozidas e amassadas
3 xícaras de farinha de trigo

Opções de Recheios:
Margherita: mussarela picada, tomate picado, manjericão, orégano, fio de azeite e parmesão ralado
Calabresa: linguiça calabresa picadinha, cebola picada, orégano, tomate picado e azeite
Frango com requeijão: frango cozido e desfiado, temperado e refogado com azeite, alho, cebola e tomate picados, sal, orégano, salsinha. Requeijão, 1 colher sobre o recheio, na montagem.

nostromenu.blogspot.com

Modo de fazer:
Junte o fermento e o açúcar, acrescente a água morna e dissolva. Em seguida, coloque o azeite, o sal, a batata amassada, o ovo e misture. Coloque a farinha as poucos, e vá manipulando a massa com os dedos, até soltar das mãos. Cubra e deixe descansar, até dobrar de volume. Enquanto cresce, prepare o recheio.
Abra a massa numa superfície enfarinhada e corte em discos, ou faça bolinhas e abra individualmente, não muito finas, sempre colocando sobre a superfície enfarinhada para não grudar. Recheie a massa, feche com os dedos e depois com as pontas de um garfo em toda borda para não abrir. Frite em bastante óleo quente, diminuindo o fogo durante a fritura para não queimar, até dourar. Escorra em papel toalha e sirva quente.

Tempo de preparo: 1 hora e meia
Rendimento: 10 a 12 fogazzas (com cerca de 12 cm de diâmetro)






Torta de morango e maçã

nostromenu.blogspot.com

Ingredientes:

Massa:
2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo, peneirada
3 colheres de sopa de margarina sem sal
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água

Recheio:
1 copo e 1/4 de leite
1 colher rasa de sopa de margarina
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher e meia de sopa de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
morangos lavados e cortados ao meio e/ou
maçãs lavadas, cortadas em fatias finas e sem semente, com a casca

Cobertura:
1 copo de água
1 colher de sopa de polvilho doce
corante vermelho (eu usei 1 colher de chá de gelatina de morango para substituir)
2 colheres de sopa de açúcar

coco ralado ou xerem de castanha para decorar

Modo de fazer:
Coloque numa tigela os ingredientes da massa. Misture inicialmente com um garfo, depois use a mão para amassar. Quando soltar das mãos, está no ponto. Leve para gelar uns 15 minutos. Acenda o forno para pré aquecer em 220º. Enquanto gela a massa, leve os ingredientes do recheio em uma panela em fogo médio, mexa até engrossar e virar creme. Desligue o fogo e reserve. Numa forma de torta,  forre o fundo com papel manteiga ou alumínio, deixando um pedaço para baixo da forma, para facilitar a retirada da massa para não quebrar ao retirá-la, a minha o fundo é removível, mesmo assim eu usei, pois esta massa é podre, como de empadinha.
Não é necessário untar, mesmo que decida não usar o papel. Abra a massa sobre a forma, moldando-a por toda forma até a borda. Faça furos  na massa com garfo para não estufar e leve ao forno até dourar. Quando estiver assada, retire da forma, ponha num prato e coloque o recheio e as frutas. Então, em uma panela leve os ingredientes da cobertura ao fogo, mexa até engrossar um pouco, fica em ponto de calda. Não faça antes da torta estar montada, e cuide para não engrossar muito, pois quando esfria vira bala puxa puxa. Se isso acontecer, leve ao fogo novamente com mais água, para amolecer. Ainda quente, jogue a calda com uma colher sobre a torta. Salpique nas bordas o coco ralado ou o xerem de castanha, e leve para gelar.

Rendimento: uma torta de 21 a 23 cm, cerca de 8 pedaços.
Tempo de preparo: 40 minutos




Pão de iogurte e cenoura

nostromenu.blogspot.com


Ingredientes:
1 cenoura limpa
1 copo de iogurte natural
1 sachê de fermento biológico seco (10g)
2 colheres rasas de sopa de açúcar
1/2 colher de café de sal
1/2 xícara de óleo de soja (ou 3 colheres de sopa de margarina)
1 ovo
1/2 xícara de leite morno
3 a 4 xícaras de farinha de trigo (até dar ponto)
gema ou café pronto para pincelar
gergelim

Modo de preparo:
Descasque a cenoura, corte em pedaços, e bata num liquidificador junto com o copo de iogurte.
nostromenu.blogspot.comNuma tigela, despeje o fermento, coloque o açúcar e acrescente o leite morno, mexa até dissolver. Junte o óleo, o ovo, despeje a mistura do iogurte e cenoura e o sal. Misture e vá acrescentando a farinha aos poucos, misturando bem com a mão, até desgrudar. Coloque a massa em uma assadeira untada, pincele com a gema ou pincele com café pronto, salpique gergelim e aperte um pouco para grudar. Cubra com um plástico e deixe crescer até que ultrapasse a borda da forma.
Quando estiver crescida, leve para assar em forno já pré-aquecido 200/220º, cerca de 40/45 minutos ou até dourar. Para conservar macio, coloque em um saquinho plástico depois de bem frio e feche bem. Consuma em até 5 dias.

Rende 1 pão tamanho forma.





Pão australiano


Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de cacau em pó (use o chocolate do padre)
4 colheres de sopa de açúcar mascavo (mas na falta, pode ser o comum também)
1 colher e 1/2 de mel
2 pacotinhos (20g) de fermento biológico seco
1 e 1/2 colher de sopa de margarina derretida
300 ml de água morna
1 pitada de sal - cerca de 1 colher de café
fubá para polvilhar

Modo de preparo:
Numa pequena tigela, coloque o fermento, o açúcar e metade da água morna. Misture e deixe fermentar por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, derreta a margarina. Em uma tigela, coloque a farinha e o cacau. Misture nesta então, o fermento, adicione o mel, a margarina derretida, o sal e a água restante. Sove bem, faça uma bola, coloque-a na tigela e cubra. Leve ao microondas ou forno (desligados) para crescer, por 40 minutos. Após esta etapa, faça bolinhas (para formato de pão de hamburguer, como na foto) ou em forma de pães. Se fizer bolinhas para pão de hamburguer, coloque-as em uma forma alta e untada com farinha, bem próximas, distantes 1 dedo mesmo, para que fiquem altas e grudem uma nas outras. Se fizer separadas, elas crescem mais na lateral do que na altura. Cubra novamente e deixe crescer mais 40 minutos. Aqueça o forno em 200º pelo menos 15 minutos antes de levar os pães ao forno. Se manter a forma sobre o fogão nesse período, os pães crescerão mais rápido. Então polvilhe o fubá sobre os pães, e leve ao forno por 30 minutos.
Experimente quentinho com manteiga, é uma delícia. Você também pode usá-lo para fazer lanche, como o pão de hamburguer branco.  Na sugestão da foto, eu fiz com linguiça de frango grelhada, cebola, queijo, bacon frito e molho barbecue.

Tempo de preparo: 10 minutos para fazer, 2 horas para crescer e 30 minutos para assar.
Rendimento: 10 pães tamanho hamburguer.



Nhoque de batatas

Ingredientes:
3 batatas grandes
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1/2 colher de café de noz moscada ralada ou em pó
1 colher de chá de sal
2 colheres de sobremesa de queijo parmesão ralado


Modo de fazer:
Cozinhe as batatas com a casca em água, por cerca de 30 a 40 minutos, até ficarem macias. Verifique isso com o garfo, não deixe cozinhar muito. Retire do fogo, deixe esfriar até que consiga retirar a casca. Descasque e amasse com espremedor. Deixe esfriar totalmente. Após fria, acrescente o sal, a noz moscada, o queijo ralado e um ovo batido na mão, aos poucos. Acrescente a farinha aos poucos, e vá mexendo com os dedos, até que desgrude, mas não trabalhe muito a massa, não sove. Ela deve ficar bem macia. Enfarinhe uma superfície, divida a massa e faça rolinhos. Com uma faca (enfarinhe para facilitar o corte e não grudar) corte a massa em pedacinhos na diagonal. Com um garfo, pressione cada nhoque levemente, pois isso fará aderir o molho. Aqueça água em uma panela, com um fio de azeite. Quando ferver, coloque um pouco de nhoque de cada vez ( 8 a 10). Quando subir, está cozido, retire com uma escumadeira, e vá colocando-os em um refratário, prossiga até finalizar. Coloque o molho de sua preferência, e sirva quente. Você pode levar ao forno para aquecer e gratinar.

Tempo de preparo: 1 hora e meia
Rendimento: 4 a 6 porções.







Grão de bico com linguiças

nostromenu.blogspot.com


Ingredientes:
2 xícaras de chá de grão de bico
1 litro e 1/2 de água
2 gomos de linguiça de frango grossa
1/2 xícara de bacon picado em cubos
1 xícara de linguiça calabresa picada
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de café de cominho em pó
sal e pimenta do reino a gosto
azeite


Modo de preparo:
Leve o grão de bico para cozinhar em uma panela de pressão, com a água, um pouco de azeite, sal e o cominho, por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, corte a linguiça de frango, retire a pele e reserve. Pique os demais ingredientes.
Numa panela, coloque cerca de uma colher de sopa de azeite, e frite até dourar a linguiça de frango. Então acrescente a cebola e o alho, o bacon e a calabresa, e deixe fritar, mexendo para que tudo fique bem dourado. Verifique se o grão de bico já está cozido e o nível da água deve estar apenas cobrindo os grãos. Se houver necessidade, volte ao fogo, por mais 10 minutos, colocando mais água para não queimar.
Quando estiver macio, coloque o grão de bico com a água aos poucos, na panela da linguiça, junte a salsinha e a cebolinha, a pimenta do reino, verifique o sal, deixando ferver um pouco para adquirir os temperos.




Bolinhos de cenoura



nostromenu.blogspot.com


Ingredientes:

1 cenoura grande ralada em tirinhas
1 colher de farinha de trigo
1 colher de queijo ralado
1 ovo batido
1 colher de creme de leite ou iogurte natural
sal a gosto
salsinha e cebolinhas picadas

Modo de preparo:

nostromenu.blogspot.comMisture todos ingredientes em uma tigela. Use duas colheres de sopa para formar o bolinho, em uma você pega a mistura, com a outra, pressione o fundo por cima, para achatar o bolinho e empurrar a massa para dentro da frigideira para fritar. A mistura fica mole, portanto, aqueça o óleo e vá formando e fritando os bolinhos aos poucos.   Espere formar uma crosta para virar, com auxílio de uma escumadeira. A idéia é que o bolinho fique no formato de tempurá (fritada japonesa de legumes) e não seco e durinho.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 08 bolinhos


Ovos mexidos com talos de agrião e calabresa


nostromenu.blogspot.com
Não jogue fora os talos do agrião, especialmente os mais grossos, quando utilizar as folhas em saladas ou sopas.
Experimente fazer com eles este mexido de ovos, o talo do agrião dá um sabor muito especial, você pode usá-los também apenas refogado, sem os ovos, ou até sem a calabresa. 




Ingredientes:
1 xícara de chá de talos de agrião, lavados e picados
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de cebola picadinha
1/2 xícara de linguiça calabresa picadinha
2 ovos
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite numa frigideira, coloque a cebola e deixe dourar um pouco. Acrescente os talos do agrião e a calabresa, mexendo até que a calabresa esteja frita. Numa tigelinha, coloque os ovos, bata um pouco com o garfo, acrescente uma pitada de sal e o queijo ralado. Jogue o ovo sobre o refogado, e mexa até que o ovo esteja frito a seu gosto. 

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 2 porções






Penne com berinjela

nostromenu.blogspot.com


Ingredientes:
250 g de massa penne, rigatone ou parafuso grano duro
1 berinjela média, lavada e cortada em cubos, com a casca.
2 tomates italianos picados
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres de sopa de azeite
1/2 taça de vinho seco branco
1 pitada de pimenta calabresa
sal a gosto
folhas de manjericão
queijo parmesão ralado

Modo de fazer:
Aqueça água em uma panela e cozinhe a massa ao dente com um pouco de sal. Numa frigideira grande, coloque o azeite, o alho e a cebola, deixe dourar. Acrescente a berinjela picada, a pimenta, o sal e  frite por uns 3 minutos, então acrescente o vinho. Deixe cozinhar um pouco, mexendo, até a berinjela estar macia. Acrescente os tomates, misture e deixe pelo menos mais uns 5 minutos. Desligue o fogo.
Escorra a massa, coloque-a num refratário, acrescente a berinjela, misture. Sirva com as folhas de manjericão por cima e queijo parmesão ralado.

Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 4 porções





Vagem com queijo e peito de peru

nostromenu.blogspot.com
Legume normalmente usado em saladas ou arroz a grega, a vagem pode ser preparada de outra maneira e virar uma refeição completa, ou ser servida de entrada ou acompanhamento.
Experimente esta variedade, o sabor é surpreendente.




Ingredientes:

200g de vagem lavada e picada em 3 partes
100 g de peito de peru picado (ou presunto de sua preferência)
100 g de queijo cortado em cubos (aqui usei o gouda, mas pode ser qualquer um macio e que derreta)
meia cebola picadinha
1 colher de margarina ou manteiga
salsinha e sal a gosto


Modo de preparo:
nostromenu.blogspot.comCozinhe a vagem em água, apenas para amolecer ligeiramente. Escorra e reserve. Numa frigideira, derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente a vagem e o peito de peru/presunto picado, misture. Acrescente o queijo, misturando e mexendo até derreter. Desligue o fogo, tempere com a salsinha e sal a gosto.
Sirva acompanhada de fatias de pão.


Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 pessoas

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

nostromenu.blogspot.com











Ingredientes:
2 xícaras de cenoura picada e crua
4 ovos
1 xícara de óleo de soja
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de amido de milho
1 1/2 xícara de farinha de trigo
01 colher de sopa de fermento em pó


Modo de fazer:
Bata os 3 primeiros ingredientes no liquidificador. Numa tigela, coloque os ingredientes secos e misture bem. Junte aos poucos a mistura líquida, mexendo bem. Despeje em forma untada ou anti-aderente, leve ao forno pré-aquecido 180º por aproximadamente 30 minutos, 40 minutos de usar forma de furo.

Cobertura:
 Leve ao fogo: 3 colheres de leite, meia xícara de chocolate em pó, 1 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de margarina. Misture até começar a ferver, desligue o fogo e despeje quente sobre o bolo frio. Espere esfriar e endurecer para servir.

Macarrão com linguiça ao molho mostarda

nostromenu.blogspot.com
Essa é uma receita de comida caseira que é muito simples e saborosa, e além de rápida é fácil também fazer.
Use a linguiça de sua preferência, nesta receita eu fiz com a de frango grossa.





Ingredientes:

250g de macarrão rigatoni, penne ou parafuso, grano duro
250 g de linguiça cortada em pedaços e sem pele.
salsinha e cebolinha a gosto
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de mostarda
azeite
sal e pimenta do reino.
Queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão al dente em água com um pouco de sal. Corte as linguiças em pedaços e retire a pele. Aqueça um pouco de azeite (1 ou 2 colheres de sopa) em uma panela, frite as linguiças até dourar. Quando estiverem douradas, acrescente a salsinha e a cebolinha picadas, o creme de leite e a mostarda. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, misture bem e quando aquecer, desligue o fogo.
Escorra a massa, tempere, polvilhe queijo ralado e sirva.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 a 3 porções.

Ratatouille


nostromenu.blogspot.com
Esse prato foi uma amiga que sugeriu para eu fazer, e dei uma olhada na internet porque não conhecia, e chama-se ratatouille. Aqui montei com berinjela, abobrinha, pimentão e tomate, ingredientes que ela havia me dito que ia, além do molho de tomate. Bem,  fiz do meu jeito baseada nas fotos que vi na internet de como é apresentado. Espero que experimentem e gostem.


Ingredientes:
1/2 berinjela cortada em rodelas (9)
1/2 abobrinha cortada em rodelas (9)
1 pimentão amarelo cortado em rodelas (9)
2 tomates cortados em rodelas (9)
Molho de tomate, temperado com manjericão e orégano
azeite
1 envelope de tempero para legumes
queijo parmesão e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Lave e corte os legumes e o tomate em rodelas não muito finas, em igual quantidade.
nostromenu.blogspot.comNum refratário, coloque uma rodela de berinjela, 1 de pimentão (usei amarelo), 1 de abobrinha, 1 de tomate e assim sucessivamente, em fileiras, conforme o tamanho de seu pirex. Você também pode usar forma redonda e fazer a montagem em círculos. Também pode usar outras cores de pimentão e rodelas de cebola.
Faça um molho de tomate ou use um já pronto. Salpique o tempero de legumes sobre os mesmos já montados, regue com o molho de tomate, salpique pimenta do reino e queijo parmesão ralado a gosto. Regue azeite por cima. Você também pode montar os legumes sobre o molho, ao invés de jogá-lo por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 200 º até amaciar os legumes (cerca de 25 minutos). Descubra e deixe gratinar um pouco na parte superior do forno.

Tempo de preparo: 30 a 40 minutos
Rendimento: 4 porções


Sopa de frutas com sagu

nostromenu.blogspot.com
 Se você quiser fazer uma sobremesa fácil e de muito rendimento e que ainda agrade a maioria, esta pode ser uma deliciosa sugestão, já que a base é de frutas, o que todo mundo gosta.
Há um pré-preparo para que ela se mantenha líquida e o sagu soltinho, então, se programe para isso no dia anterior.



Ingredientes:
1 xícara de chá de sagu
1 maçã descascada e cortada em pedaços
1/2 pera descascada e cortada em pedaços
4 fatias de abacaxi picados
1/2 xícara de ameixa preta sem semente
2 colheres de sopa de uvas passas brancas sem sementes
2 colheres de sopa de uvas passas pretas sem sementes
3 metades picadas de pêssego (usei pêssegos em calda)
morangos picados ou frutas vermelhas de sua preferência (todas citadas combinam com o suco de uva)
1/2 litro de suco de uva
1 taça de vinho tinto seco
1 colher de sopa de açúcar (ou mais, a  gosto)
se gostar, acrescente especiarias como cravo, canela ou anis estrelado.

Modo de preparo:
nostromenu.blogspot.comNo dia anterior a ser servida (ou noite) prepare o sagu. Numa panela com água, leve o sagu para cozinhar, até ficar transparente (cerca de meia hora) mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Quando estiver cozido e macio, lave o sagu em água corrente e fria, para que cesse o cozimento e até retirar a goma. Coloque num recipiente, cubra com água e leve para gelar por 8 horas. Este processo fará com que não grudem, se mantenham soltinhos e a sopa líquida.
Para o preparo, lave novamente o sagu, escorra bem e reserve. Numa panela, adicione uma colher de sopa de açúcar e o abacaxi fatiado, deixe cozer por uns 5 minutos, depois acrescente as frutas restantes, coloque o suco e deixe ferver. Quando ferver, coloque aos poucos o sagu, misturando sempre. Acrescente então o vinho, misture novamente e retire do fogo. Prove se o açúcar está a seu gosto, se achar necessário, acrescente. Deixe esfriar um pouco e leve para gelar.
Sirva gelada.


nostromenu.blogspot.com











Tempo de preparo: 30 minutos (com sagu cozido)
Rendimento: 8 a 10 porções



Pão para hot dog

nostromenu.blogspot.com.br
Que tal fazer um pão de hot dog num formato diferente?
Pra quem tem criança em casa, ou numa festinha, fica original e divertido um lanchinho personalizado.
Você também pode fazer essa massa no formato tradicional de hot dog e também mais redonda, para hamburguer.



Ingredientes:
Massa:
2 colheres de chá de fermento biológico seco
4 colheres de sopa (rasa) de açúcar
200 ml de leite morno
1 colher chá de sal
3 colheres de sopa de margarina
1 ovo
3 xícaras de farinha de trigo
azeitonas pretas, cortadas em lâminas para decorar
gema para pincelar

Modo de preparo:
Numa tigela, coloque o fermento, o açúcar e o leite morno, misture para dissolver bem. Acrescente os ingredientes restantes, e a farinha aos poucos, vá misturando com as mãos, até desgrudar e a massa ficar bem macia. Cubra e deixe descansar por pelo menos meia hora.

nostromenu.blogspot.comDivida a massa ao meio, e cada metade divida novamente ao meio mais duas vezes, para ficar mais ou menos bolinhas do mesmo tamanho. Enfarinhe uma superfície ou já direto na forma enfarinhada, molde os pãezinhos em formato de rocambole, e com a mão, dê uma pequena achatada, e com uma faca, corte até o meio as beiradas da massa para formar as 'orelhinhas' e não puxe para separar, ao assar a própria massa separa. Coloque as azeitonas fatiadas para formar os olhinhos e o nariz, apertando levemente.
Aqueça o forno em 180º por 3 minutos e desligue. Leve a forma com os pães para crescer dentro do forno desligado. Depois de crescido, retire, pincele a gema e asse em 180º por cerca de meia hora ou até dourar.
Corte os pães com cuidado e recheie a gosto. Na foto usei apenas alface picada e salsicha de frango cozida em água, e mostarda e catchup para acompanhar. Se não utilizar todos pães, espere esfriar totalmente e embale em saquinho para conservar a maciez.

Tempo de preparo: 1 hora e meia
Rendimento: 08 pães


Frango ao molho barbecue

nostromenu.blogspot.com
O molho barbecue é tradicional nos Estados Unidos, geralmente acompanha carne de porco e frango. Tem sabor defumado típico de churrasco e é agridoce.
Nesta receita, não foi usado como acompanhamento, e sim no cozimento. Usei coxinhas da asa, e você pode usar também sobrecoxas, coxas, ou frango a passarinho para variá-la, ou então em lombo ou pernil de porco. Experimente.

Ingredientes:
Molho:
1 dente de alho bem picadinho
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de sopa de óleo (ou azeite)
1/4 xícara de vinagre
1/4 de xícara de catchup
3 colheres de sobremesa de páprica doce ou picante
3 colheres de sobremesa de molho inglês
1 cravo
3 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou uma rasa de açúcar comum)
1 colher de sobremesa de suco de limão
1/2 copo de água

Modo de preparo:

Refogue o alho e a cebola no óleo, adicione os ingredientes restantes e deixe ferver até encorpar. Reserve.
Tempere a carne que escolher, com azeite, alho e sal a gosto. Coloque numa forma ou refratário, jogue uma parte do molho por cima cobrindo bem, reservando um pouco do molho para usar após o cozimento. Cubra com papel alumínio, e leve ao forno pré-aquecido 220º, sem abrir por pelo menos 30/40 minutos, na parte inferior do forno. Depois disso, retire o alumínio, vire os pedaços do frango, jogue o restante do molho e coloque para assar na parte superior do forno. Deixe dourar bem.

Tempo de preparo: para o molho, 10 minutos, para o prato pronto 1 hora e meia.
Rendimento: o molho tempera cerca de 1 kg de carne.

Pizza

nostromenu.blogspot.com
 Acho que poucas massas fazem tanto sucesso no mundo como as pizzas, que combinam com imensa variedade de recheios.
Com esta massa, você também pode fazer pães recheados, basta que faça no formato de rocambole e ao invés de colocá-la em forma comum, use uma forma de furo no meio para assar.
Aqui fiz eu mesma também o molho e usei os recheios que  mais gosto, margherita (mussarela, fatias de tomate, manjericão e parmesão), rúcula com tomate seco, alho frito e mussarela, e escarola refogada com bacon e coberta com mussarela. Use os de sua preferência.

Ingredientes:
400g farinha de trigo (cerca de 3 xícaras e meia)
20 g fermento biológico fresco, ou 1 pacotinho de 10g de fermento biológico seco
20 ml de azeite (2 colheres de sopa)
200 ml de água morna
1 colher de sobremesa de sal
1 colher chá de açúcar
azeite para untar a assadeira

Modo de preparo:
Usando fermento biológico fresco, junte-o com o açúcar até virar creme. Usando o seco, junte com o açúcar e um pouco da água morna até dissolver bem. Acrescente o azeite e o sal, mexa e adicione a água morna. Incorpore a farinha aos poucos. Vá trabalhando a massa, até soltar das mãos, sem sovar. Quando estiver lisa e macia, cubra e deixe descansar até dobrar de tamanho. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa em disco. Coloque-a numa forma redonda própria untada com azeite. Se sobrar massa nas laterais, dobre as bordas. Você pode inclusive rechear com catupiry. Leve ao forno pré-aquecido 200º por mais ou menos 15 minutos.
nostromenu.blogspot.com
Retire a massa, sem desligar o forno, e cubra-a com o molho. Você pode cortar os pedaços já para dividir neste momento. Coloque sobre ele o recheio de sua escolha. Se usar a rúcula, só a acrescente depois de pronta. Leve de volta ao forno, na parte superior, até dourar as bordas e gratinar.
Obs: se quiser usar a massa para os pãezinhos recheados, abra-a e recheie, (fica ótimo com calabresa, cebola e orégano) enrole como rocambole, e asse-a diretamente em uma forma com furo no meio, também untada de azeite, até dourar.

Tempo de preparo: 01 hora (incluso tempo de crescimento da massa)
Rendimento: 08 pedaços, e a massa grossa.




Pão recheado

nostromenu.blogspot.com
Que tal fazer pão caseiro com o recheio de sua preferência, hoje? Esta receita é bem fácil e rápida, com a mesma massa você pode fazer com ou sem recheio e no formato que escolher.
Aqui vou ensinar como fazer o pão trançado recheado com escarola e requeijão.




Ingredientes:

2 tabletes de 15g de fermento biológico OU 1 pacotinho de 10g fermento biológico seco
1 xícara de leite morno (ou água morna)
3 colheres sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite (ou óleo de soja)
1 ovo
5 xícaras de farinha de trigo
1 gema para pincelar
orégano/ queijo ralado ou gergelim para decorar

Recheio:
1 maço de escarola, lavada e cortada em tiras
Refogue com cebola, alho, sal e bacon a gosto, apenas para murchar.
1 copo de requeijão

Numa tigela, coloque o fermento com o açúcar até dissolver. Acrescente então o óleo, o leite e o sal. Se usar o fermento seco, coloque-o com o açúcar e dissolva no leite morno, antes de colocar o restante.
Acrescente uma xícara de farinha, o ovo, misture, e vá colocando o restante da farinha aos poucos, até a massa ficar macia. Cubra e reserve por cerca de meia hora.

nostromenu.blogspot.comEnfarinhe a superfície onde abrirá a massa, e abra em retângulo com um rolo. Coloque o recheio na parte central da massa, mais ou menos deixando nas laterais o mesmo espaço. Corte a massa nas laterais ao recheio, como mostra a foto ao lado, em tiras de mais ou menos 2 cm cada. Para fechar o pão, basta que vá cruzando as tiras uma sobre a outra, não precisa apertar para unir. (Se não for rechear, não há necessidade de abrir a massa, apenas faça com ela o formato que preferir para o pão).
Coloque o pão em uma forma enfarinhada, pincele com a gema e salpique sobre ele gergelim, orégano ou queijo ralado. Leve para assar em forno pré aquecido 180/200º até dourar.


Sugestão da foto: Se quiser pode rechear com calabresa, tomate, cebola, orégano e azeite, e enrolar como rocambole, então colocar na forma e cortar as fatias antes de assar.
Outra sugestão de recheio feito aqui, no trançado, foi peito de frango desfiado e refogado com tomate e cebola, e foi coberto com mussarela.



Tempo de preparo: 01 hora
Rendimento: 2 pães de 40 cm cada.

Obs: se usar meia receita, o que dá 1 pão, e usar fermento biológico seco, use o pacote inteiro da mesma maneira.
Dica: não quer usar gema para pincelar? Você pode obter o mesmo efeito, pincelando com café que já tenha aí pronto. Na foto superior pincelei com café, na inferior com a gema, assim você vê que é o mesmo resultado. Mas não gruda se for usar gergelim, neste caso precisará da gema mesmo.


Bolo de Rolo

www.nostromenu.blogspot.com
Essa delícia de bolo da cozinha pernambucana, não é muito complicado e nem demorado fazer.
Aqui na foto usei meia receita, o que não dá o formato tradicional, que é o dobro da largura. Este ficou na largura de um rocambole tradicional, mas bolo de rolo não é igual rocambole,  no de rolo é muito fininha a massa, e vou ensinar como fazê-la. A receita a seguir deve dar cerca de 4 bolos (em formas de 30 x 40cm), use inteira se quiser fazer no tamanho correto, a largura será o dobro dessa da foto.

Ingredientes:
200 g de margarina
200 g de açúcar
6 gemas
6 claras em neve
200 g de farinha de trigo
Açúcar para polvilhar

500g de goiabada
1/2 xícara de água

Modo de preparo:
Numa panela, pique a goiabada e acrescente a água, deixe ferver, mexendo de vez em quando, até ficar em ponto de geléia. Reserve.

Forre uma forma 30 x 40 cm com papel manteiga. A receita dá para 4 bolos, você não precisa das 4 formas, pode assá-lo individualmente, pois ele assa em 5 minutos.
Numa batedeira, bata as claras em neve firme e reserve. Então, separadamente, bata a margarina com o açúcar até formar um creme claro. Acrescente as gemas, continue batendo e depois acrescente a farinha. Por último acrescente as claras em neve. O resultado da massa não será líquido, deve ficar bem consistente.
Então coloque a massa aos poucos na forma, sobre o papel manteiga, espalhando com uma colher, bem fina, nem 1/2 cm, apenas para cobrir o papel mesmo, uniformemente.

Leve ao forno pré aquecido 200º por 5 minutos. Não deixe dourar. Retire o papel com a massa, coloque sobre uma superfície onde irá montar, para esfriar, e repita o processo com todos os bolos.
Sobre a primeira massa, espalhe com uma colher a geléia de goiabada. A camada deve ser bem fina mesmo, apenas para tingir a massa. Com o auxílio do papel, enrole como rocambole, apertando um pouco cada vez que enrolar. Sobre a próxima massa, coloque igualmente a geléia. Então coloque o primeiro bolo enrolado no início deste, e enrole o inferior sobre este. Proceda assim até usar todos os bolos. Polvilhe açúcar antes de cortar e servir.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: cerca de 12 fatias



Caldo verde

nostromenu.blogspot.com
No friozinho nada melhor pra se aquecer do que uma sopinha. Você pode servir como entrada ou como prato principal.
Aqui eu adicionei um ingrediente que não é comum no caldo verde, a lentilha. Você pode preparar sem ela também, caso não tenha. Mas dá um toque especial, além do que, lentilha tem bastante proteína, o que é bom para nos dar energia.


Ingredientes:

02 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola picadinha
02 dentes de alhos picadinhos
01 tablete de caldo de galinha
linguiça calabresa picada
3 colheres de sopa de lentilha (opcional)
02 batatas médias cortadas em rodelas
1/2 maço de couve picada em tiras
05 copos de água
pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo:

www.nostromenu.blogspot.comNuma panela média, coloque o azeite, a cebola o alho picadinhos e leve ao fogo para dourar um pouco.
Acrescente a linguiça calabresa picada, ou cortada em rodelas, como preferir. Coloque o caldo de galinha, dilacere um pouco com uma colher, e em seguida acrescente a água. Coloque a lentilha, as batatas em rodelas, o sal e pimenta a gosto, tampe a panela (não totalmente) e deixe ferver, até as batatas ficarem bem cozidas e macias. Desligue o fogo, retire as batatas com auxílio de um garfo ou colher. Amasse as batatas, com um garfo ou espremedor. Volte a panela ao fogo, acrescente mais um copo e água e as batatas amassadas, misture, e em seguida a couve picada. Deixe ferver uns 5 minutos e está pronta. Se preferir mais rala, acrescente mais água. Sirva quente com croutons ou torradas.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 4 porções


Linguine nero de seppia ao Mediterrâneo

www.nostromenu.blogspot.com
As massas são um coringa na gastronomia, por suas inúmeras variações e combinações de molhos.
Aqui, usei o linguine nero de seppia, que é o mesmo linguine tradicional, porém tingido com tinta de choco. Já vende pronto, ou  a tinta de choco para se tingir a massa comum, e é isso que usam quando você vê pizzas ou outras massas pretos. Choco, ou seppia, é um molusco marinho, muito parecido com a lula, inclusive no sabor. Mas a massa apenas muda de cor, não altera o sabor. Você também pode fazer este prato com o linguine ou spaghetti tradicional, uma vez que o macarrão preto só existe importado, e o custo é bem mais alto do que o comum. Visualmente porém, a mistura do colorido dos peixes e frutos do mar com a massa preta, fica bem bacana.

Ingredientes:
250g de linguine ou spaghetti nero de seppia
300 g de lula em rodelas (anéis)
250 g de salmão cortado em cubos, temperado com limão e sal
150 g de bacalhau dessalgado e desfiado em lascas
150 g de camarão limpo e descascado (opcional)
200 g de tomatinhos cereja cortados ao meio
2 colheres de sopa de alcaparras
1 pimenta vermelha picadinha
1 colher de sopa de alho picadinho (3 dentes)
1/2 cebola picadinha
1/2 xícara de salsinha picadinha
1/2 xícara de cebolinha picadinha
1 taça de vinho branco seco
1 e 1/2 colher sopa de margarina ou manteiga
4 colheres de sopa de azeite
sal a gosto

Modo de preparo:
Coloque água para aquecer e cozinhar a massa, com um pouco de sal e um fio de azeite, enquanto prepara o molho.
Numa frigideira grande, coloque o azeite, o alho e a cebola, doure rapidamente e acrescente a lula e uma pitada de sal. Misture e deixe refogar por uns 5 minutos, então acrescente metade dos tomatinhos e a taça de vinho. Se for usar camarão, coloque-os nesta etapa. Acrescente a salsinha e a cebolinha, e a pimenta picada, deixando um pouco do cheiro verde para colocar no final. Deixe refogar por cerca de 10 minutos. Acrescente então o bacalhau, as alcaparras e o restante dos tomatinhos,  misture, prove e acerte o sal e desligue o fogo. Em outra frigideira, derreta a manteiga, e grelhe nela os cubos de salmão, virando cuidadosamente para não desmancharem.
Misture delicadamente então o salmão no molho já pronto.
Cozinhe o macarrão al dente, escorra. Coloque no prato ou recipiente em que ira servir, jogue o molho por cima e misture com cuidado, para incorporar. Decore com a cebolinha e a salsinha restante por cima e sirva.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 pessoas.



Fateh de frango

www.nostromenu.blogspot.com
Esta delícia da culinária árabe, você pode servir como prato principal ou entrada. É uma refeição leve, de sabor exótico, mas nem por isso complicada de se fazer.
E o resultado vai  surpreender.





Ingredientes:
1 peito de frango, cozido com um pouco de sal e desfiado
2 copos de grão de bico cozido com água, sal e um pouco de cominho
2 pães sírios
1 copo de coalhada fresca (usei aqui iogurte natural da marca Paulista)
1 colher de sopa de coentro fresco picado
sal a gosto
1/2 colher café de cominho
2 dentes de alho picadinho
pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga
50 g de amêndoas

Modo de preparo:
Cozinhe o peito de frango com um pouco de sal, desfie em lascas e reserve
Cozinhe o grão de bico como feijão, apenas com água, sal e cominho. Não jogue fora o caldo, você usará um pouco dele na salada.
Leve os pães para assar até ficarem bem dourados e crocantes em ponto de quebrar.
Enquanto os pães assam, numa vasilha, prepare o molho, coloque o iogurte, misture nele o alho, o coentro, o cominho, a pimenta do reino e o sal. Misture o molho no frango desfiado.
Para montar, quebre os pães e forre com ele o prato em que servirá. Ponha por cima o grão de bico e regue com um pouco do caldo de seu cozimento. Por cima deste, coloque a mistura do frango. Derreta a manteiga e coloque as amêndoas para fritar, levemente. Disponha as amêndoas com a manteiga sobre o frango e sirva.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções



Falafel

www.nostromenu.blogspot.com
Este salgadinho árabe feito a base de grão de bico, acabou se tornando estrela em restaurantes vegetarianos em todo o mundo. Não leva nenhum tipo de carne, mas é rico em proteínas.
Muitos vendem ou fazem em formato de bolinhos, como almôndegas, mas o original tem o formato de almôndega achatada.



Ingredientes:

1/2 kg de grão de bico
1/2 maço de salsinha picada
1/2 maço de coentro picado
2 dentes de alho
2 cebolas médias
pimenta síria (se não tiver pronta, veja como fazer abaixo)
sal a gosto
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio.
1 colher sopa de sementes de gergelim (opcional)

Pimenta síria:
misture 1 colher de chá de cada tempero:
- pimenta do reino
- canela em pó
- páprica doce
- cominho
- coentro em pó


Modo de preparo:
Coloque o grão de bico para hidratar em água um dia antes.
Escorra e processe com os ingredientes, exceto os secos (pimenta síria, sal, bicarbonato e farinha)
Após processar bem, numa tigela, misture à massa os ingredientes restantes, e deixe descansar por meia hora.
Forme os bolinhos com as mãos e depois achate-os. Frite em óleo quente até ficar na cor marrom.

Sirva quente. Acompanhado de pão sírio e molho de gergelim. Fica ótimo com tomates, alface, cebola e pepino picado (temperados apenas com o molho de gergelim), como na foto, tanto no prato como recheando o pão sírio. Você pode embalar depois de fritos e  frios e congelar. Ao utilizar, não descongele, leve direto ao forno convencional numa forma para aquecer.

Tempo de preparo: 50 minutos a 1 hora
Rendimento: 50  unidades



Rocambole de carne recheado com abobrinha

Aqui eu fiz a experiência de inverter os ingredientes da tradicional abobrinha recheada, e para fugir um pouco do rocambole recheado com frios.
Vai ocupar um pouco mais de tempo, pois a abobrinha é previamente grelhada, mas o resultado ficou bem legal, não só na aparência, como no sabor.



Ingredientes:
1/2 kg de carne moída de primeira (aqui foi patinho)
meio tomate picadinho
1/2 cebola média picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de azeite
sal
salsinha e cebolinha picadas
3 colheres de sopa de farinha de rosca
1 abobrinha cortada em fatias finas e com a casca, grelhadas apenas com um pouco de azeite até ficarem macias
12 tomatinhos cereja cortado em rodelas
150 g de mussarela em fatias
orégano a gosto

Modo de preparo:

Numa tigela, coloque a carne e os temperos, misture bem. Coloque a farinha de rosca e misture com as mãos. A carne deve desgrudar das mãos, se necessário, acrescente aos poucos mais farinha de rosca.
Abra um filme para churrasco na mesa (pode usar papel alumínio). Coloque a massa da carne sobre ele, e abra em forma de retângulo, com auxílio das mãos, deixando cerca de 2cm de espessura.

Coloque a mussarela cobrindo a carne, e sobre ela, coloque as fatias já grelhadas da abobrinha. Sobre estas espalhe as rodelinhas de tomatinho. Salpique orégano.
Com o auxílio do papel filme (para churrasco) ou do alumínio, enrole formando o rocambole. Aperte um pouco. Feche completamente o papel filme, ou o alumínio, deixando a parte final do rocambole para cima. Coloque numa forma ou refratário e leve ao forno 200° para assar, cerca de 35 minutos. Se usar o filme para churrasco, não há necessidade de abrir para dourar. Se usar o alumínio, abra o papel após o período de cozimento para dourar um pouco. Depois retire do papel e coloque numa travessa para servir.
 

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 6 a 8 porções


Cupim Assado com batatas

www.nostromenu.blogspot.com
Este cupim é cozido primeiramente em panela de pressão, para depois ser levado ao forno.
A carne fica bem macia e saborosa, e com menos gordura, além de poupar tempo e gás, pois o cupim direto ao forno deve ser pré temperado um dia antes,  ser assado no bafo sem abrir por uma hora, mais uma hora e meia para dourar.



Ingredientes:
1 peça de cupim
3 dentes de alho picadinhos
azeite
1 cebola picada
1 colher de sopa de cebola desidratada
sal a gosto (eu uso 1 colher de sopa rasa por kg de carne)
1 colher de sobremesa de açafrão
10 batatas pequenas ou 5 médias cortadas ao meio, pré lavadas e com casca.
Água suficiente para cobrir a carne.

Modo de fazer:
Leve a panela de pressão ao fogo, coloque o azeite, o alho e a cebola picada, acrescente a carne e vá virando até dourar. Coloque as batatas, a água até cobrir a carne. Coloque o açafrão, a cebola desidratada, o sal. Se gostar, use alecrim, de preferência um raminho. Prove o sal, se estiver a seu gosto, feche a panela e após 40 minutos que começar a pressão, desligue o fogo, tire a pressão da panela e verifique com um garfo o ponto da carne. As batatas, você retira com uma escumadeira e reserva. Se a carne ainda não estiver macia, volte ao fogo. Quando estiver macia, coloque um pouco do caldo do cozimento num refratário, e coloque a carne, sem cobrir para assar no forno 220º. Quando começar a dourar, vire a carne, regue com um pouco do caldo, acrescente as batatas,  deixe no forno por mais uns 10 minutos, até dourar um pouco as batatas e diminuir o caldo.

Tempo de preparo: 1 hora e meia a 2 horas
Rendimento: a peça da foto tinha 1,2 kg - 6 porções.


Arroz ao leite de coco e frango ao curry

www.nostromenu.blogspot.com
Para sair do arroz tradicional, experimente fazer este com leite de coco, que também pode ser servido com peixes ou frutos do mar, ao invés do frango.
É muito rápido e fácil.






Ingredientes:

Para o arroz:
2 xícaras de arroz
azeite, alho picado, sal a gosto
água
um vidro ou caixinha de leite de coco

Para o acompanhamento:
1 peito de frango cortado em tirinhas
1 cebola média cortada ao meio e depois cada metade em cruz (pétalas)
2 dentes de alho picadinhos
1 pacotinho de sazon legumes + 1 colher chá de açafrão + 1 colher de café de ajinomoto
orégano e estragão (sempre tempero frango com eles, mas use ervas de sua preferência)
1 colher de café de curry para o frango
1/4 de colher de curry para as cebolas
azeite
sal a gosto
100 gramas de amêndoas em lascas (ou castanhas do pará)

Modo de fazer:
Aqueça a água que vai preparar o arroz (cerca de 750 ml = 3 copos)
Numa panela média, doure rapidamente o alho picado no azeite, acrescente o arroz lavado, o sal, e em seguida a água quente, cobrindo e passando 1 ou 2 dedos, ou seja, cerca de 3cm acima do arroz. Mantenha o fogo de médio a alto e a panela destampada. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento. Quando estiver cozido, porém com ainda um pouco de água, acrescente o leite de coco. O arroz não vai absorvê-lo, ficará por cima, então você precisa da ajuda de uma colher, introduza-a no arroz para que ele penetre, mexa em algumas partes  para o leite de coco penetrar, abaixe o fogo, tampe a panela e vigie para que não fique muito seco, para não pegar nem queimar embaixo. Desligue o fogo e reserve, se colocar dentro do forno (desligado) ele termina de secar e fica soltinho.
Numa frigideira, coloque o azeite no fundo, distribua as cebolas, o curry, e frite até amaciar e ficarem transparentes. Retire as cebolas e reserve. Com o óleo restante e o fogo apagado, acrescente as amêndoas, misture no azeite e reserve.
Coloque mais azeite na frigideira, acrescente o frango e os temperos, frite até dourar. Pegue uma parte das cebolas e misture ao frango. Coloque essa mistura num refratário ou prato em que irá servir, deixando o meio para preencher com o arroz. Coloque então o arroz, e misture as amêndoas e as cebolas restantes, colocando-as sobre o arroz para decorar.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 a 6 pessoas


Coxinhas

nostromenu.blogspot.com.br


Ingredientes:

Massa:
1 copo e meio de água
1 tablete de caldo de galinha
3 colheres de sopa de margarina
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de requeijão

1 ovo e farinha de rosca para empanar

Recheio:
1 peito de frango cozido e desfiado
1 tomate picadinho
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres de sopa de azeite
salsinha, orégano, sal e pimenta a gosto

Leve uma panela ao fogo com a água e o tablete de caldo de galinha, deixe ferver por 10 minutos. Acrescente a margarina, deixe derreter um pouco. Em seguida, de uma só vez, despeje a farinha e mexa sem parar, para não empelotar, e até que fique uma massa homogênea e desgrude da panela. Desligue o fogo e acrescente o requeijão, misture novamente até incorporar à massa totalmente. Deixe esfriar.

Em outra panela, coloque o azeite, o tomate, a cebola e o alho picadinhos, para refogar um pouco. Acrescente o frango desfiado e os temperos, misture, e desligue o fogo.

Abra a massa na palma da mão, em forma de disco, recheie, feche e molde formando a coxinha. Passe no ovo batido e na farinha de rosca. Frite em óleo quente, mas com fogo médio até dourar.
Você pode usar essa massa também para fazer risoles.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 12 unidades de tamanho comercial. 25 a 30 unidades tamanho festa.



Pera Bêbada

www.nostromenu.blogspot.com.br
Sobremesa portuguesa, com certeza!
Doces portugueses são um dos melhores na culinária mundial, mas a maioria não tem a facilidade de preparo como este.
Cozidas no vinho tinto e com especiarias, pode ser servido apenas na calda ou acompanhado de sorvete ou chantilly.
Não se preocupe com teor alcóolico, pois o alcóol evapora no cozimento. Experimente!

Ingredientes:

6 peras portuguesas, firmes e não maduras
1/2 xícara de água
1 xícara e 1/2 de açúcar (300 g)
3 paus de canela
6 cravos
6 folhas de hortelã
750 ml de vinho tinto seco

Modo de preparo:

Lave e descasque as peras, deixando a casca na parte superior e o cabo (como na foto) e embaixo corte de maneira que fique reta, para poder ficar em pé. Leve uma panela ao fogo - com a água e o açúcar, e coloque as peras. Acrescente o vinho sobre elas, até cobri-las totalmente. Então coloque as especiarias, e deixe cozinhar, tampando mas sem fechar. A cada 10 minutos pelo menos, vá virando as peras para cozinhar por igual. Faça o teste do palito para ver o ponto, cuidado para não cozer demais, apenas estar macia, isto deve levar uns 40 minutos.
Quando estiver no ponto, desligue o fogo, deixe esfriar com as peras dentro por pelo menos 15 minutos.
Retire as peras da calda e reserve. Acenda o fogo novamente, e deixe apurar a calda, até o ponto desejado, não reduza muito, pois vai endurecer e ficar puxa-puxa se passar do ponto. Se isso acontecer, acrescente um pouco d'água, volte ao fogo e misture com uma colher, até voltar a ponto de calda.
Coloque as peras num prato fundo, ou uma tigela, regue as peras com a calda já fria, decore a gosto e sirva.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora


Torta de escarola com requeijão

Esta torta tem um rendimento ótimo, é o chamado prato tamanho família. Rende de 8 a 10 pedaços, e aqui foi montada em uma forma redonda de 25 cm.
Apesar de ser vegetariana, seu peso finaliza em aproximadamente 2 kg.
O sabor especial fica por conta da maionese, utilizada tanto na massa como na cobertura.



Ingredientes:

Massa:
1 xícara de maionese
1/2 xícara de leite comum
3 xícaras de farinha de trigo

Recheio:
1 maço de escarola picada e refogada (eu refogo com azeite, cebola, alho e tirinhas de bacon, sal e pimenta do reino)
3 gemas
1 lata de ervilha
1/2 lata de creme de leite
1/2 xícara de azeitona verde picada
1 cebola picada, salsinha, alho, sal (para refogar a escarola)
1/2 xícara de requeijão cremoso (você pode usar o copo inteiro de requeijão e excluir o creme de leite)

Cobertura:
3 claras em neve bem firme
1 e 1/2 xícara de maionese
2 colheres de sopa de queijo ralado

Modo de fazer:
Misture os ingredientes da massa em uma tigela. Amasse até desgrudar das mãos. Forre uma forma de aro removível com a massa, incluindo as laterais. Se a forma não for anti-aderente, unte com margarina e um pouco de farinha de trigo. Reserve.
Refogue a escarola a seu gosto. Deixe esfriar, acrescente a ervilha, a azeitona, as gemas ligeiramente batidas com garfo, e se não for usar o copo de requeijão inteiro, acrescente também o creme de leite. Fica a seu critério usar sal nesta etapa, além do já usado na escarola refogada. Eu não uso. Coloque o recheio na massa e com uma colher coloque por cima o requeijão (veja a foto). Bata as 3 claras em neve bem firme. Depois, misture delicadamente, com uma colher, a maionese e o queijo ralado. Espalhe essa mistura sobre o recheio, e leve para assar em forno pré aquecido 180º  por 30 minutos ou até dourar.


Tempo de preparo: 50 minutos a 1 hora
Rendimento: 8 a 10 pedaços